Ouvindo...

Deputada entra com ação para obrigar Governo de Minas a garantir transporte gratuito nas eleições

Processo é da deputada federal Áurea Carolina (PSOL) que alega que falta de transporte gratuito viola direito ao voto

Governo de Minas não autorizou gratuidade para o transporte metropolitano no próximo domingo

A deputada federal Áurea Carolina (PSOL) entrou com uma ação na justiça para obrigar o Governo de Minas a garantir transporte público gratuito no próximo domingo (30), para que eleitores possam se deslocar para suas zonas eleitorais. A isenção da cobrança de passagem para a votação é garantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou prefeituras e governos estaduais a adotarem a medida e proibiu que haja menos ônibus nas ruas neste dia.

Nesta semana, o Executivo estadual descartou que fosse adotar a medida, alegando que a garantia da gratuidade no caso do transporte metropolitano não faria sentido, já que, de acordo com o governo, as zonas eleitorais são, na maioria, próximas às residências dos eleitores.

No documento, ingressado na 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, a parlamentar pede que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) conceda gratuidade no sistema de transporte metropolitano, que liga as cidades da região metropolitana.

De acordo com a parlamentar, a falta de uma decisão do Governo de Minas pela concessão da gratuidade pode afetar o direito ao voto.

“Com efeito, precisamos garantir que todos, independente de suas condições financeiras, tenham a possibilidade de irem às urnas. No entanto, sem que o Poder Público adote as medidas para gratuidade do transporte, provavelmente muitos terão seu direito de votar prejudicado”, afirma.

Ainda segundo a ação assinada pela deputada, o índice de abstenção no primeiro turno das eleições foi de 22,29% dos eleitores e que um terço deles alegou “deficiência de locomoção” para não ir votar no dia 2 de outubro.

A Prefeitura de Belo Horizonte garantiu a gratuidade no transporte público para este domingo, assim como as demais capitais brasileiras.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.