Ouvindo...

Lula herdaria mais votos de Simone Tebet e Ciro Gomes, mostra Ipespe

Levantamento mostra que 55% dos eleitores de Tebet e 44% de Ciro votariam no ex-presidente no segundo turno

A pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada nesta terça-feira (11) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) herdaria a maior parte dos votos de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), terceira e quarto colocados na eleição presidencial, respectivamente.

O levantamento mostra que 55% dos eleitores de Tebet declararam intenção em votar no petista, contra 16% que disseram preferir Jair Bolsonaro (PL). No caso de Ciro, a diferença é menor: 44% para Lula e 36% para Bolsonaro.

Somados, Tebet e Ciro tiveram 8,5 milhões de votos espalhados pelo Brasil. A senadora pelo Mato Grosso do Sul obteve quase 4,9 milhões de votos - o equivalente a 4,2% dos votos válidos. O ex-governador do Ceará, por sua vez, amealhou 3,6 milhões de votos, ou seja, 3% dos votos válidos.

A partir do levantamento feito pela Ipespe, Lula conseguiria 2,7 milhões de votos entre eleitores de Simone Tebet. Bolsonaro ficaria com menos de 800 mil votos. No caso dos eleitores de Ciro Gomes, o petista conseguiria amealhar 1,5 milhão de votos contra 1,3 milhão para Bolsonaro.

Ipespe: Lula tem 54% e Bolsonaro tem 46%

Pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada nesta terça-feira (11), a primeira desse instituto neste segundo turno da corrida presidencial, indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida ao Palácio do Planalto com 54% dos votos válidos, onde são descartados os brancos e nulos. Já o presidente e candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, tem 46%.

Na última pesquisa Ipespe, divulgada no dia 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, nas simulações de segundo turno entre o petista e o atual mandatário, Lula venceria Bolsonaro por 59% a 41%.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais