O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta quinta-feira (6) deputados aliados no Palácio da Alvorada e anunciou a criação de um programa da Caixa Econômica Federal para o refinanciamento de dívidas.
“O programa ‘Vá para o Azul’ vai mexer com a vida de milhões de pessoas e empresas que têm dívidas na Caixa Econômica. Quem tem dívida vai para negociação e pode ser perdoado até 90%. Um programa que vai atender mulheres empreendedoras, que pega microcrédito, de R$ 2 mil a R$ 5 mil reais, para ajudar a montar seu negócio. A Caixa parece até um ministério, de tanto que faz para a população como um todo”, disse Bolsonaro.
O programa da Caixa foi criado em 2020, mas, segundo o Palácio do Planalto, uma nova etapa e novas regras do programa será feito pela presidente da Caixa, Daniella Marques, na sexta-feira (7), em São Paulo.
O plano de refinanciamento de dívidas foi uma da principais propostas de governo do candidato Ciro Gomes (PDT), que ficou em quarto lugar no primeiro turno. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também defendeu a proposta e elogiou o plano do PDT nesta semana, ao receber apoio da sigla.
Legislativo
Bolsonaro comemorou a eleição de parlamentares de centro-direita e disse que o entrosamento entre os Poderes Executivo e Legislativo será fundamental para a aprovação de reformas e projetos.
“Recebemos a visita de mais de 200 parlamentares, eleitos e reeleitos, com perfil de centro-direita. O mesmo acontece no Senado. Temos tudo para, caso eu seja reeleito, ter mais agilidade e facilidade em aprovar projetos de interesse do Brasil. O Executivo quase nada pode fazer sem o Parlamento. Nos momentos mais difíceis da nossa história, como na pandemia, estivemos juntos como um só poder, buscando alternativas, enviando recursos para estados e municípios, comprando vacinas, e superamos a questão da Covid. Lamentando todo e qualquer passamento que tivemos pelo Brasil”, disse Bolsonaro.