Ouvindo...

Cleitinho tem 26%, Silveira 17% e Aro 12% das intenções de voto, diz Datafolha

Número de eleitores que não sabem em quem votar ou que declararam voto em branco ou nulo somam 36%

Cleitinho segue liderando corrida pelo Senado com 26% dos votos; Silveira tem 20% e Aro, 12%

O candidato Cleitinho Azevedo (PSC) lidera a corrida pela única vaga ao Senado por Minas Gerais nas eleições deste ano. O deputado estadual tem 26% das intenções de voto - seis pontos a mais que na última pesquisa, divulgada na semana passada. Em segundo lugar está o atual senador Alexandre Silveira (PSD), com 17% das intenções de voto - quatro pontos a mais que no levantamento anterior.

Em terceiro lugar aparece o deputado federal Marcelo Aro (PP), com 12% das intenções de voto - dois pontos a mais que a pesquisa Datafolha divulgada na semana passada.

O vereador de Belo Horizonte Bruno Miranda (PDT) tem 3% e, na sequência estão Sara Azevedo (PSOL) e Pastor Altamiro Alves (PTB), com 2% das intenções de voto.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 81 cidades mineiras. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-09084/2022.

Datafolha: confira o percentual de cada candidato ao Senado por Minas Gerais

  • Cleitinho (PSC): 26%

  • Alexandre Silveira (PSD): 17%

  • Marcelo Aro (PP): 12%

  • Bruno Miranda (PDT): 3%

  • Sara Azevedo (PSOL): 2%

  • Pastor Altamiro Alves (PTB): 2%

  • Em branco/nulo/nenhum: 14%

  • Não sabe: 22%

Votos válidos

Desconsiderando o índice de eleitores que declararam voto em branco ou nulo ou que ainda estão indecisos, Cleitinho Azevedo tem 40% dos votos válidos - três pontos a mais que o que foi mostrado na última pesquisa. Alexandre Silveira passou de 24% para 27% dos votos válidos e Marcelo Aro oscilou de 18% para 19%.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.