O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) lidera a corrida pela vaga ao Senado nas eleições deste ano em Minas Gerais. Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ele aparece na liderança com 20% das intenções de voto. Na segunda posição está o atual senador Alexandre Silveira (PSD), com 13% das intenções de voto, seguido dentro da margem de erro pelo deputado federal Marcelo Aro (PP), que tem 10%.
O levantamento é do Instituto Datafolha e foi divulgado nesta quinta-feira (22). Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada na semana passada, Cleitinho passou de 17% para 20% das intenções de voto. Silveira manteve o índice de 13% e Aro oscilou um ponto percentual, passando de 9% para 10%.
Sara Azevedo (PSOL) tem 4%, Bruno Miranda (PDT) e Pastor Altamiro Alves (PTB), tem 3% das intenções de voto e Irani Gomes (PRTB) e Dirlene Marques (PSTU) tem 1% cada.
O Datafolha ouviu 1.512 eleitores em 81 municípios mineiros. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MG-08517/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Indecisos
A pesquisa ainda mostra que é grande o número de eleitores indecisos sobre o voto para o Senado. De cada 100 eleitores em Minas Gerais, 28 ainda não sabem em quem vão votar. Os que disseram que votarão em branco ou que anularão o voto somam 17%.