Ouvindo...

Para evitar brigas e avaliações negativas, eleição virou tabu entre taxistas e motoristas de aplicativo

Clima de polarização e radicalização próximo da campanha faz com que motoristas evitem temas políticos com seus clientes

Motoristas evitam conversa sobre política com passageiros

As conversas sobre eleição estão sendo cada vez mais evitadas entre os motoristas de aplicativos e taxistas com seus passageiros. A um mês das eleições, a palavra de ordem entre os motoristas é não entrar em debates sobre o cenário político brasileiro.

Tudo isso para conseguir manter uma avaliação 5 estrelas, que muitos lutam para conseguir e que pode render mais corridas e maior faturamento para os motoristas.

O motorista de táxi Clécio Aleixo já entendeu que para conquistar a aprovação do cliente o melhor é manter o carro limpo, ser educado e ajudar sempre que puder, mas percebeu também que falar de política e eleições pode gerar dor de cabeça.

“Eu já evito de falar algumas coisas com os passageiros. Uma delas é política. Eu tive um imprevisto com um passageiro que começou a me indagar se eu era da esquerda ou da direita. Eu evitei responder. Já era um horário avançado da noite, ele estava um pouco alterado e embriagado. Do nada começou a dar murro no painel dizendo que eu tinha que me posicionar, com palavras de baixo calão. Eu preferi parar o carro e encerrar a corrida”, conta o taxista.

A motorista de aplicativo Fernanda Teixeira também já percebeu como os papos sobre eleição podem desagradar passageiros. Ela conta que evita falar sobre suas escolhas e analisar os candidatos com clientes.

“Quando você está conversando com passageiros e fala do candidato que escolheu, muitas vezes eles mudam o comportamento com você porque você não escolheu o mesmo candidato deles”, diz Fernanda.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.