O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou, nesta sexta-feira (19), o cálculo com tempo de propaganda na televisão e no rádio para os candidatos ao Governo de Minas Gerais. O órgão também sorteou a ordem de aparição dos postulantes. A propaganda eleitoral começa no dia 26 de agosto.
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) terá o maior tempo do horário eleitoral, com direito a 3 minutos e 19 segundos, seguido pelo atual governador Romeu Zema (Novo), com 2 minutos e 55 segundos. O terceiro maior tempo de propaganda eleitoral ficará com o ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB), que terá direito a 1 minuto e 41 segundos, cinco segundos a mais que o tempo destinado ao senador Carlos Viana (PL). Por fim, Lorene Figueiredo (PSOL) terá 27 segundos na TV e no rádio.
Os demais candidatos - Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Renata Regina (PCB), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) - não terão direito a aparecer no horário eleitoral gratuito já que seus partidos não cumpriram as regras mínimas para ultrapassar a chamada ‘cláusula de barreira’.
A distribuição do tempo de TV e rádio varia conforme o tamanho da bancada eleita pelos partidos que compõem a coligação de cada candidato. Embora o governador Romeu Zema tenha conseguido articular uma chapa com um número maior de partidos, nove ao todo, foi Kalil quem conseguiu arregimentar partidos que somam um número maior de parlamentares.
Confira a distribuição de tempo de TV para cada candidato
Alexandre Kalil (PSD): 3 minutos e 19 segundos
Romeu Zema (Novo): 2 minutos e 55 segundos
Marcus Pestana (PSDB): 1 minuto e 41 segundos
Carlos Viana (PSD): 1 minuto e 36 segundos
Lorene Figueiredo: 27 segundos