O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, publicou um vídeo nas suas redes sociais nesta terça-feira (4) cobrando do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a participação em debates eleitorais este ano.
Ciro usou um trecho de um vídeo de 1998, em que ele e Lula convocaram uma entrevista para criticar o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) por não participar dos debates eleitorais na televisão.
“Quem aí lembra de Lula entrando na justiça em 2018 pra participar dos debates? E em 1998, quando denunciamos FHC – que também estava querendo fugir? Afinal, Lula, o que mudou? Nosso povo não merece mais conhecer nossos diagnósticos e propostas?”, escreveu Ciro.
“Eu era adversário do Lula, nós dois candidatos, fizemos uma denúncia, criticando a ausência de Fernando Henrique nos debates. Eu tinha cabelos, eles eram escuros, e Lula era essa figura aí em 1998. Continuo na mesma linha, continuo do mesmo lado, seguindo a mesma linha de coerência, já você Lula, que decepção, cada vez mais parecido com Bolsonaro”, continuou.
Na semana passada, em entrevista ao portal UOL, Lula afirmou que pretende ir a debates, mas que também precisa de tempo para viajar pelo país. Segundo a campanha do petista, é preciso discutir as regras e o formato do debate.
O candidato do PDT lembrou também que Lula pediu para participar dos debates na eleição de 2018 e fez críticas ao presidente Bolsonaro.
“Na eleição de 2018, o Lula estava preso e condenado, de dentro da cadeia, entrou na Justiça para exigir que a Justiça desse a ele o direito de participar dos debates. Agora, está fazendo igualzinho ao Bolsonaro. E o Bolsonaro, tudo bem, não tem nada para dizer, é um bandidaço que enganou muita gente no Brasil, não vai aguentar o debate. Mas o Lula, juntar os melhores cérebros do Brasil para enfrentar o fascismo. Como é que vamos enfrentar o fascismo omitindo das pessoas um debate e indicando as soluções?”, finalizou Ciro.