Ouvindo...

UFMG facilita o sistema de cotas para a entrada de alunos com baixa renda

Novo sistema promete desburocratizar a entrada de alunos de baixa renda na universidade

Novo sistema vai facilitar a entrada de alunos de baixa renda

A UFMG anunciou que a partir deste ano passa a adotar exclusivamente o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) para confirmar a renda de candidatos a vagas reservadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O cadastro será usado para a modalidade de reserva de vagas para pessoas oriundas de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Essa adoção busca simplificar e dinamizar o processo de seleção de novos estudantes na Universidade.

As inscrições do primeiro Sisu de 2023 vão de 16 a 24 de fevereiro. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar o comprovante de inscrição no CadÚnico (emitido nos sites meucadunico.cidadania.gov.br e cadunico.dataprev.gov.br) ou a “Folha Resumo”, que é emitida presencialmente pelo órgão municipal responsável pelo cadastro.

Importante

A UFMG orienta que as pessoas que já têm o cadastro verifiquem, nos sites oficiais, se ele está atualizado. Já quem ainda não possui registro no CadÚnico e pretende ingressar na Universidade por meio da reserva de vagas deve comparecer, presencialmente, aos órgãos municipais responsáveis pelo cadastramento.