Lideranças à esquerda de Belo Horizonte preparam, para a próxima semana, um evento que deve reunir três pré-candidatos à prefeitura da capital mineira. A atividade, chamada de “BH é Nossa”, vai contar com as presenças dos deputados federais Rogério Correia (PT) e Duda Salabert (PDT), cotados para disputar o poder Executivo municipal. A deputada estadual Bella Gonçalves,
O evento é organizado pelos mandatos das vereadoras Cida Falabella e Iza Lourença — ambas do Psol. O objetivo é debater propostas para a cidade. A conversa, aberta ao público, vai acontecer na segunda-feira (27), em um restaurante do Centro da capital.
À Itatiaia,
A ideia de tentar uma coalizão entre forças políticas do campo progressista é defendida, também, por Bella Gonçalves.
“O Psol defende uma aliança entre os partidos de esquerda e progressistas, porque não podemos deixar a extrema-direita crescer na nossa cidade”, afirmou a parlamentar, nessa terça (21), ao confirmar a pré-candidatura.
Além de Duda, Bella, Rogério, Iza e Cida, também foi convidada a deputada estadual Ana Paula Siqueira, da Rede Sustentabilidade. Dário de Moura, ativista pela descriminalização da maconha, será outro a participar.
“Vamos juntar as lideranças da esquerda progressista da cidade em um debate para reconstruir o futuro e como derrotar a extrema-direita nas ruas e nas eleições”, diz o texto do convite para o evento.
Em 2019, um ano antes da última eleição municipal, lideranças de partidos como Psol, PT e PCdoB também chegaram a fazer reuniões públicas para debater a possibilidade de conjunção de forças.
No fim das contas, porém, houve pulverização das legendas à esquerda. Enquanto os pessolistas apostaram em Áurea Carolina, os petistas lançaram Nilmário Miranda. O PCdoB, por sua vez, encampou a candidatura de Wadson Ribeiro, enquanto a Rede apoiou o reeleito Alexandre Kalil (PSD).