Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Governo federal quer criar órgão para fiscalizar preço dos combustíveis nos postos

Medida foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em evento na capital mineira

O governo federal quer criar o Operador Nacional do Sistema de Combustíveis, seria um órgão regulador que ajudaria a fiscalizar a condição de preços da gasolina, do etanol e do diesel em todo o país.

O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), durante um seminário organizado pela FIEMG em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (30). O ministro foi acompanhado pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT), no evento.

“Nós queremos que um operador que vamos criar, Operador Nacional de Distribuição de Combustível no Brasil seja complementar com a ANP, assim como a ONS é complementar com a Aneel, afim de que possamos ter segurança de que, toda vez que a Petrobras ou qualquer outra fornecedora ou importadora abaixe o preço na refinaria, esse preço chegue no consumidor”, afirmou Silveira.

“Estamos terminando o projeto, que será apresentado ao Congresso Nacional, a fim de criar esse operador. Ele vai ser fiscalizador, vai ter uma visão global, vai ser como a ONS, de direito privado, com a participação do governo”, explicou o ministro.

Investimentos na Regap

Jean Paul Prates detalhou investimentos previstos para a refinaria Gabriel Passos, em Betim, de cerca de R$ 10 bilhões. Os recursos serão aplicados até 2030 e o objetivo seria aumentar a produção de barris de petróleo na refinaria mineira.

De acordo com Prates, os investimentos permitirão que a capacidade de refino na Regap passe dos atuais 170 mil barris por dia para 240 mil barris por dia.

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde segue como aluno no curso mestrado em Comunicação. Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais