Em meio à onda de calor que atinge Belo Horizonte e outras cidades Brasil afora, a vereadora Iza Lourença (Psol) acionou a prefeitura da capital mineira pedindo a ampliação do número de bebedouros instalados em espaços públicos da cidade. Em ofício remetido nesta segunda-feira (25) ao prefeito Fuad Noman (PSD), a parlamentar defendeu a colocação de pontos de água, sobretudo, em áreas onde há concentração de pessoas em situação de rua.
A solicitação foi feita no dia em que Belo Horizonte
“Na impossibilidade de instalação imediata dos bebedouros, devido a situação emergencial acima narrada, sugere-se que distribua água potável para essa população de outras formas, via convênio com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) ou outra forma possível de garantia desse direito de maneira imediata”, lê-se em trecho do ofício remetido por Iza a Fuad.
Para embasar o pedido, a parlamentar do Psol faz menção ao Censo da População de Rua feito em 2022 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O levantamento indicou a presença de cerca de 5,3 mil pessoas vivendo nas ruas da cidade.
“Reconhecemos que na cidade já existem pontos de bebedouros públicos, porém muitas vezes os bebedouros instalados em praças e parques estão desativados ou foram alvo de vandalismo”, pontua a vereadora, ao reivindicar a instalação de novos equipamentos