Ouvindo...

Sergio Moro bate-boca com Delgatti, hacker que vazou conversas de membros da Operação Lava-Jato

Delgatti Neto acessou conversas de Sergio Moro e Deltan Dallagnol no âmbito da Operação Lava-Jato; conteúdo comprometeu o ex-juiz

Delgatti e Sergio Moro bateram-boca nesta quinta-feira

A sessão da CPMI dos atos antidemocráticos desta quinta-feira (17) marca o encontro público entre o senador Sergio Moro (União-PR) e o hacker Walter Delgatti Neto. A relação dos dois existe há quatro anos, quando o hacker acessou conversas do então juiz Sergio Moro com procuradores da Lava-Jato no aplicativo Telegram e as enviou ao The Intercept Brasil, originando a Vaza Jato. As mensagens sugeriam que o então magistrado e o ex-procurador Deltan Dallagnol combinaram ações da operação contra os investigados na ocasião.

Delgatti depõe à CPMI no âmbito da investigação da Polícia Federal (PF) após ele invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao longo de quatro meses — segundo o hacker, a pedido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Inscrito como orador para perguntar a Delgatti durante o depoimento, Sergio Moro listou uma série de acusações e processos judiciais contra o hacker.

Leia mais:

“Pegamos aqui uma lista de 46 processos, em Ribeirão Preto, Araraquara…", começou Moro. “Respondi cerca de quatro ações e fui inocentado em todas elas”, rebateu Delgatti. Os dois bateram-boca, e o hacker chegou a disparar que o senador é um “criminoso contumaz”, disse se referindo às mensagens vazadas em 2019.

O ex-ministro da Justiça e atual senador Sérgio Moro listou em seguida uma série de parlamentares alvos de invasões feitas por Delgatti. O hacker rebateu e disse que foi imparcial, invadindo os celulares de inúmeros políticos de vários espectros.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.