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Metrô de BH: valor da passagem vai aumentar para R$ 5,30 a partir de 1º de julho

Reajuste foi autorizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade neste sábado (24)

Passagem do metrô de BH passa dos atuais R$ 4,50 para R$ 5,30 a partir de 1º de julho

Passagem do metrô de BH passa dos atuais R$ 4,50 para R$ 5,30 a partir de 1º de julho

Divulgação/CBTU

O valor da passagem do metrô de Belo Horizonte vai aumentar de R$ 4,50 para R$ 5,30 a partir do dia 1º de julho. O aumento de 17,78% foi autorizado neste sábado (24) pela Secretaria de Estado de Infraestrutura.

Resolução assinada pelo secretário Pedro Bruno de Barros autoriza a atualização no valor da passagem e aponta que o aumento está previsto no contrato de concessão. “O reajuste corresponde à inflação entre março de 2021 e março de 2023, período em que o valor permaneceu sem reajustes”, explica.

“Fica atualizado o preço da tarifa do transporte metroferroviário de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH para R$ 5,30 (cinco reais e trinta centavos), a partir de 1º de julho de 2023. Parágrafo Único - O índice de reajuste previsto será de 17,78%, correspondente ao período de março de 2021 a março de 2023", diz o texto.

Concessão

O metrô foi concedido à iniciativa privada em março, com o grupo Comporte Participações S.A. vencendo o leilão da concessão. O grupo vai ser responsável pela gestão do metrô de Belo Horizonte pelos próximos 30 anos. O grupo apresentou a única oferta no leilão na tarde desta quinta-feira (22), de R$ 25.755.111,00 milhões

Por meio de nota, a Seinfra informou que as intervenções da concessionária já se iniciaram em 2023, com reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar condicionado, Wi-FI e diversas autalizações tecnológicas de sistemas.

“O projeto de revitalização das 19 estações da Linha 1 já está em andamento e as obras começarão em setembro. A primeira estação a receber intervenções será Lagoinha, além do Pátio de Manutenção São Gabriel. Além disso, 10 estações serão reformadas até 2025, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho. Outras nove estações serão revitalizadas até 2026, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. Também em 2026 a nova estação da linha 1, Novo Eldorado, será implantada”, informou a Seinfra.

O projeto prevê que até 2029, as setes estações da nova linha que será construída até a região do Barreiro, a Linha 2, estejam em operação.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
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