Ouvindo...

Nova bandeira de BH é aprovada em 1° turno por vereadores

Mudança no símbolo da capital mineira precisará receber aval em 2° turno antes de chegar à mesa do prefeito Fuad Noman (PSD)

Projeto sobre nova bandeira para BH tramita no Legislativo da capital

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, em 1° turno, o projeto de lei (PL) que propõe novo desenho para a bandeira da cidade. O texto recebeu o aval inicial nessa terça-feira (13) e, agora, será alvo de mais debates no Legislativo antes da votação definitiva, em 2° turno.

A proposta sugere uma bandeira nas cores verde e azul, com uma divisão diagonal. A parte superior direita da flâmula, desenhada pelo designer Gabriel Figueiredo, é azul; a inferior esquerda, verde. Ao centro, sobre o fundo azul e parcialmente coberto pela área em verde, surge o sol amarelo de 16 pontas como no brasão de armas do Município, com oito das pontas visíveis.

As cores verde, azul e amarelo da bandeira devem corresponder às cores da bandeira nacional brasileira. O projeto foi apresentado pelos vereadores Cleiton Xavier, do PMN, e Jorge Santos, do Republicanos. A votação em 2° turno deve tratar, também, de emenda dos petistas Pedro Patrus e Bruno Pedralva sugerindo a realização de um plebiscito a respeito da adoção, ou não, do novo símbolo.

No início deste mês, Figueiredo defendeu o desenho que fez.

“O projeto surgiu por uma inquietação minha pelo fato de Belo Horizonte não ter uma bandeira. A cidade tem um brasão, que está cumprindo um acúmulo de funções, cumpre a função que não é a dele. O brasão é ótimo, não precisa ser alterado, mas brasões e bandeiras têm propósitos diferentes”, falou, durante audiência pública sobre o tema.

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.