Ouvindo...

Avaliação do governo Zema é positiva para 41% e negativa para 19%

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) mostra que gestão do governador é avaliada de forma positiva pela maior parte dos mineiros

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema

Pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (18) aponta que o governo de Romeu Zema (Novo) é avaliado de forma positiva por 41% dos eleitores mineiros. Por outro lado, 19% consideram a gestão como negativa. Para outros 30%, a administração é regular. Não souberam ou não responderam 9%.

Conforme o levantamento, foram feitas 1.507 entrevistas, entre os dias 14 e 16 de abril, com eleitores com mais de 18 anos em Minas Gerais. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

A pesquisa também mostra que o governo Zema é aprovado por 59% dos eleitores de Minas Gerais e desaprovado por 32%. Também foram 9% os que não souberam ou não responderam a essa pergunta.

A Quaest também divulgou a avaliação do governo Zema conforme o sexo, a faixa etária, a renda e a escolaridade dos eleitores. Confira:

Sexo

A administração de Zema é melhor avaliada pelos homens: 43% consideram o governo positivo, 33% acham que a administração é regular e 16% avaliam a gestão de forma negativa. Já entre as mulheres, a avaliação positiva é de 39% e a negativa, de 22%.

Faixa etária

Quanto mais velho o eleitor, melhor ele avalia o governo Zema. A avaliação positiva representa 36% entre o eleitorado de 18 a 34 anos, sobe para 42% na faixa entre 35 a 59 anos e chega ao ápice, 48%, entre quem tem 60 anos ou mais.

Por outro lado, a avaliação negativa é maior entre o grupo intermediário de 35 a 59 anos, com 22%. O índice é próximo dos 21% registrados entre a parcela mais jovem dos eleitores.

Renda

Assim como acontece com a aprovação, a avaliação do governo Zema melhora de acordo com o aumento da renda do eleitorado. Entre quem ganha mais de cinco salários mínimos, 44% consideram a gestão positiva. A avaliação negativa é maior entre os que ganham até dois salários mínimos (20%) e entre mais de dois a cinco salários mínimos (20%).

Escolaridade

O governo Zema é melhor avaliado nos dois extremos do nível de escolaridade. Entre os eleitores que têm até o Ensino Fundamental, 44% avaliam a administração como positiva. No grupo com Ensino Superior incompleto ou mais, este índice é de 43%. Já no grupo que tem Ensino Médio completo ou incompleto, o percentual de avaliação positiva cai para 38%.

Os eleitores que avaliam o governo de forma negativa são 21% na faixa mais escolarizada e 20% entre os que têm Ensino Médio completo ou incompleto.