O ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque vai prestar depoimento à Polícia Federal nesta terça-feira (14) sobre as joias enviadas pelo governo da Arábia Saudita que foram retidas pela Receita Federal.
Veja mais:
O ex-ministro tem falado nos bastidores que se tornou uma espécie de “bode expiatório” e que não sabia do conteúdo do estojo que foi enviado pelo governo saudita.
As joias que se tornaram centro de uma investigação da PF foram enviadas por meio da comitiva de Bento Albuquerque, que voltava de uma viagem ao Oriente Médio em outubro de 2021.
O depoimento estava marcado para a semana passada,
Entenda o caso
Na semana passada, uma reportagem do jornal Estado de S. Paulo mostrou que uma comitiva do governo brasileiro, liderada pelo ministro Bento Albuquerque, tentou entrar no país, após uma viagem para a Arábia Saudita, com um estojo de joias raras avaliado em R$ 16,5 milhões.
O objeto estava dentro de uma mochila levada pelo militar Marcos André dos Santos Soeiro, que era assessor do ministro.
Quando desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, optaram por entrar na fila de “nada a declarar”, na alfândega, mas funcionários da Receita Federal pediram para revistar a mochila. Neste momento, eles encontraram as joias de valor milionário.