Ouvindo...

‘Meu gabinete e de meus ministros estarão abertos’, diz Lula em encontro com governadores

Presidente Lula se reuniu com governadores no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (27)

Lula se reuniu com os governadores nesta sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se comprometeu nesta sexta-feira (27), durante encontro com os governadores no Palácio do Planalto, a manter o diálogo com todos os líderes estaduais do país, independente de filiações partidárias e divergências ideológicas.

Veja mais: Metrô, Regime de Recuperação Fiscal e estradas: veja prioridades que Zema vai apresentar a Lula nesta sexta (27)

“Quero assumir um compromisso com os governadores. O meu gabinete e os dos meus ministros estarão abertos a todos os governadores e a todos os prefeitos”, afirmou Lula.

O presidente afirmou que pretendia se reunir com os governadores logo nas primeiras semanas após tomar posse, mas que os atos de vandalismo em Brasília atrasaram seus planos.

Lula afirmou que pretende deixar de lado as divergências e embates da campanha eleitoral para construir parcerias entre os governos estadual e federal.

“Essa reunião eu previa que acontecesse 10 dias após minha posse. É para estabelecer uma nova relação entre os entes federados deste país. Tentar fazer com que o Brasil volte à normalidade. Conversar não é proibido, reivindicar não é proibido, se queixar não é proibido, mas não tem nenhum sentido que um presidente visite um estado e deixe de visitar um governador ou um prefeito da capital ou cidade que ele visita porque pertence a partido diferente ou tiveram divergências em período eleitoral. Durante a campanha vale as críticas, vale os abusos, vale um tanto de coisa, mas depois que você ganha a eleição, você deixa de ser candidato e passa a ser governante. E é preciso ter um comportamento civilizado com os entes para que o país possa dar certo”, disse Lula.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.