Ouvindo...

Alex Calheiros é nomeado diretor do Museu da Inconfidência

Calheiros já assumia o cargo, de forma interina

Calheiros é nomeado novo diretor do Museu da Inconfidência

O Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, tem oficialmente um novo diretor. Alex Sandro Calheiros de Moura que já vinha exercendo o cargo interinamente, foi nomeado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e assume a direção do museu mais famoso da cidade histórica.

De acordo com o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, a efetivação do diretor evidencia o empenho da ministra em revitalizar o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e suas unidades, das quais o Inconfidência é um paradigma.

Alex Calheiros é professor da Universidade de Brasília e diretor do Departamento de Processos Museais (DPMUS) do IBRAM. Entre os anos de 2016 a 2021, Calheiros foi o responsável pela direção do setor de Difusão Cultural pelo Decanato de Extensão da Casa da Cultura da América Latina e Casa Oscar Niemeyer.

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, USP, onde também fez sua graduação no mesmo curso, Alex Calheiros tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Filosofia Política e Estética.

Museu da Inconfidência

O Museu da Inconfidência foi criado em agosto de 1944, no prédio datado do século XVIII, onde funcionavam as instalações da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. Um dos museus mais visitados do país, recebeu, apenas em 2022, quase 200 mil visitantes.

Com entrada gratuita, o museu conta com acervo histórico, musical, judiciário e museológico, além de uma biblioteca de obras raras. Além do prédio histórico do coração de Ouro Preto, o espaço físico do museu conta com outros 3 anexos:

Anexo I: Auditório, Sala Manoel da Costa Athaíde e Reserva Técnica (ao lado do prédio principal);

Anexo II: Direção do Museu, Administração, Laboratório de Conservação e Restauração, Setores Técnicos, Segurança e Serviços Gerais (ao lado do prédio principal);

Anexo III – Casa do Pilar: Arquivo Histórico e de Musicologia, Biblioteca, Educativo e Almoxarifado (Rua do Pilar, 76).

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.