Ele é um dos eletrodomésticos mais amados por quem o adotou. Pequeno e até relativamente silencioso, o aspirador-
Leia também:
Assim como a air fryer, o aspirador-robô tem defensores apaixonados e não é comum encontrar quem tenha se arrependido de investir nele. Há, entretanto, inúmeros modelos disponíveis e pode ser desafiador definir qual a melhor opção para cada residência.
Alguns aspectos devem ser considerados ao escolher um desses para transformar automatizar a limpeza da casa. Veja, a seguir, o que é importante saber antes de comprar um aspirador-robô.
Potência do motor
A potência do
Sensores
Modelos mais simples podem não ter, por exemplo, sensores de proximidade e de reconhecimento, enquanto dispositivos aprimorados vêm com lasers para mapear a casa. Embora façam a limpeza bem, os primeiros são mais limitados. Já os mais sofisticados, muitas vezes usam inteligência artificial para reconhecer e desviar de escadas, móveis e animais domésticos.
Capacidade de armazenamento
O dispositivo tem um reservatório para armazenar a sujeira coletada. Quanto maior ele for, mais resíduos pode guardar. O ideal é que ele limpe toda a casa antes de ser preciso esvaziar o compartimento. Vale lembrar que os modelos mais simples precisam ser limpos manualmente, mas há robôs mais sofisticados que removem o lixo automaticamente.
Design
O design no aspirador-robô não é um mero detalhe. Isso porque o ideal é que ele aspire sob os móveis e sobre os tapetes. Mesmo que ele não entre em espaços com pouca altura, é importante que faça a maior parte das tarefas de coleta de sujeira da residência. Modelos muito grandes, por exemplo, podem ficar presos em determinados locais e precisar de ajuda para sair.