Ouvindo...

Veja como baixar imagens capturadas pelo telescópio James Webb

Quem gosta de fotos do Espaço pode usá-las como e onde desejar

Agrupamento de galáxias SMACS 0723 foi a primeira foto enviada pelo Telescópio Espacial James Webb

Esta é para os fãs de astronomia: se você está acompanhando os anúncios das imagens científicas obtidas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST), deve ter visto que o equipamento já capturou galáxias, nebulosas e um exoplaneta. Para coletar os dados, o JWST usa sensores infravermelhos.

O material é obtido em blocos que, ao serem agrupados por especialistas, se transformam em fotos. A foto do grupo de cinco galáxias que forma o Quinteto de Stephan, por exemplo, foi reconstruída a partir de mil arquivos diferentes — e ficou com mais de 15 milhões de pixels. Além dele, o telescópio coletou o agrupamento de galáxias SMACS 0723, o espectro do exoplaneta WASP-96 b, o fim da vida da nebulosa do Anel do Sul (NGC 3132) e a nebulosa Carina (NGC 3324).

A primeira imagem apresentada ao público foi do agrupamento de galáxias SMACS 0723. Nela, são retratadas centenas de galáxias distantes, que existiram há cerca de 4,6 bilhões de anos. A clareza da foto é muito maior do que a capturada pelo telescópio Hubble do mesmo agrupamento.

Quem gostou das imagens pode baixá-las gratuitamente em alta qualidade diretamente da página oficial do JWST. Veja, a seguir, como obtê-las!

  • Visite a página oficial da galeria do JWST.

  • Escolha e clique na imagem desejada;

  • No canto esquerdo, a opção “Download Options” oferece diferentes tamanhos de arquivo.

  • Selecione o tamanho para iniciar o download.