Ouvindo...

Netflix terá planos mais baratos com anúncios

Medida busca aliviar prejuízo com queda no número de clientes pagantes

Serviço terá plano mais barato com exibição de anúncios

Quer pagar menos na Netflix? A plataforma vai passar a oferecer assinaturas mais baratas com a apresentação de propaganda durante a programação. Em parceria com a Microsoft, o serviço vai iniciar a operação dos novos planos — anunciados em abril. A Microsoft será a parceira de vendas e tecnologia de publicidade global da empresa.

Greg Peters, diretor de operações e produtos da Netflix, aponta que o objetivo de longo prazo é oferecer mais opções para os consumidores. “Além de uma experiência de marca de TV premium e melhor do que linear para os anunciantes”, destaca. Ainda não há detalhes, entretanto, de como a propaganda vai aparecer para os clientes. A data de lançamento da novidade não foi anunciada, mas a expectativa é de que ocorra ainda em 2022.

A Microsoft diz que, já no lançamento, os clientes do streaming terão opções para ver o “conteúdo premiado da Netflix”. Além disso, há vantagens para os anunciantes. “Os profissionais de marketing que procuram a Microsoft para suas necessidades de publicidade terão acesso ao público Netflix e ao inventário premium de TV conectada”, explica Mikhail Parakhin, presidente de experiências na web da Microsoft.

O plano com anúncios não é a única medida da Netflix contra a queda de assinantes. A empresa quer aplicar adicionais para quem compartilha a assinatura com indivíduos que não moram na mesma casa. Testes foram iniciados no Chile, na Costa Rica e no Peru, com preços que variam entre US$ 2,12 e US$ 3.

No primeiro trimestre de 2022, a plataforma viu o número de pagantes cair pela primeira vez em mais de dez anos: foram 200 mil assinantes a menos, quando a empresa pretendia acrescentar mais 2,5 milhões de clientes à base. A suspensão do serviço na Rússia, após a invasão à Ucrânia, reduziu em 700 mil os pagantes.