Ouça a rádio

Compartilhe

Oito sintomas de covid-19 em pacientes já vacinados

A ampliação da vacinação fez as ocorrências de casos e mortes diminuírem, mas mesmo quem está imunizado pode se contaminar

Mesmo indivíduos vacinados podem se contaminar com a doença

Há dois anos e meio, quando a covid-19 foi identificada na China, sabia-se pouco sobre a doença, os sintomas que ela apresentava e o agravamento do estado de saúde dos pacientes. Um ano depois, vieram as vacinas e, com a aplicação extensiva do imunizante em populações de todo o mundo, foi possível retomar, aos poucos, muitas atividades após a redução significativa e constante de casos e mortes.

Mesmo assim, novas variantes continuam a surgir e as manifestações do vírus em diferentes organismos, inclusive de indivíduos com esquema vacinal completo, começaram a desenvolver novos sintomas. Uma pesquisa do Instituto Norueguês de Saúde Pública e do Hospital Universitário de Oslo avaliou 107 pacientes vacinados com duas doses (sem a dose de reforço) que se infectaram com a variante Ômicron.

Os cientistas identificaram oito sintomas no grupo. Eles não são muito diferentes dos encontrados em não vacinadas, mas há redução tanto na gravidade do quadro quanto na quantidade de contaminados. Veja quais são os oito principais sintomas da covid-19 em vacinados:

  • tosse: 83% dos casos;

  • coriza e congestão nasal: 78% dos casos;

  • fadiga e letargia: 74% dos casos;

  • dor de garganta: 72% dos casos;

  • dor de cabeça: 68% dos casos;

  • dor muscular: 58% dos casos;

  • febre: 54% dos casos;

  • espirros: 43% dos casos.

Tosse é sintoma mais comum entre vacinados contaminados com covid-19

O Serviço Nacional de Saúde (National Health System – NHS) do Reino Unido adicionou mais sintomas à lista dos primeiros sinais do vírus em adultos. Inicialmente, havia apenas três sintomas principais: tosse, febre e perda do olfato. Os novos sinais foram incluídos depois que o governo encerrou o programa de testes semanais gratuitos para a população, como forma de facilitar a identificação da doença.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido