Ouça a rádio

Compartilhe

Início da operação do 5G ganha prazo adicional de 60 dias

Segundo a Anatel, não se trata de um adiamento, mas de prazo adicional previsto no Edital

Prazo adicional para início da operação estava previsto em Edital

O início da operação do serviço 5G na faixa de 3,5 GHz ganhou mais prazo: o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu adiar o início dos compromissos e a limpeza do espectro. As operadoras ganharam mais 60 dias.

A data inicial era 31 de julho. Agora, as companhias têm até 29 de agosto para fazer a limpeza e "entre 27 e 29 de setembro", 30 dias depois, para iniciar a operação. O tema foi levado ao Conselho por Moisés Moreira, que coordena o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência da faixa de 3.625-3.700 MHz (Gaispi). 

Segundo Moreira, não se trata de um adiamento, mas de um prazo adicional que, inclusive, consta no Edital do Leilão do 5G (item 6.3.4 do Anexo). "Assim, tanto o setor de telecomunicações como as empresas usuárias de satélite terão mais segurança."

Prazo desafiador

Para Carlos Baigorri, presidente da Anatel, ainda há uma preocupação: "60 dias é um prazo desafiador", diz. O principal motivo é a limpeza da banda C estendida com a instalação de filtros nas antenas parabólicas profissionais utilizadas pelas empresas de satélite para o serviço fixo de conectividade.

Redes 5G vão demorar um pouco mais entrar em operação

A decisão foi tomada já com base nas respostas dadas pelos fornecedores às solicitações de propostas realizadas no fim de abril. Se os equipamentos estiverem disponíveis em determinadas áreas, elas podem ser autorizadas antes dos 60 dias adicionais.

Baigorri diz que o principal motivo para o atraso da entrega de equipamentos foi o lockdown. “Houve interrupção da atividade econômica em algumas regiões da China onde são fabricados os equipamentos. É um fator de risco que vamos continuar monitorando", aponta.

A Anatel destaca que o prazo para liberação da faixa que permite a ativação do 5G era 30 de junho de 2022 e para a ativação de Estações Rádio-Base (ERBs) era 31 de julho de 2022. “Com o prazo adicional, as datas passam a ser 29 de agosto e 29 de setembro, respectivamente."

Fonte: Teletime

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido