Pelé morreu, nesta quinta-feira (29), após um mês internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O Rei do Futebol havia dado entrada no hospital para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória. O último capítulo de uma luta contra o câncer que começou em agosto de 2021.
Relembre momentos importantes da luta de Pelé contra o câncer de cólon:
Agosto de 2021
Em 31 de agosto de 2021, Pelé foi diagnosticado com um tumor no cólon (intestino grosso) durante exames de rotina. Esses exames teriam de ser realizados no ano anterior, mas acabaram adiados devido à pandemia da Covid-19.
Setembro de 2021
No dia 6 de setembro, Pelé foi submetido a uma cirurgia para retirar o tumor. Enquanto esteve no hospital, ficou por alguns períodos na UTI devido a uma instabilidade respiratória.
Na ocasião, o Rei do Futebol publicou uma mensagem sobre a cirurgia nas redes sociais. “Vou encarar mais essa partida com um sorriso no rosto, muito otimismo e alegria por viver cercado de amor dos meus familiares e amigos”, disse.
Dezembro de 2021
Pelé voltou a ser internado em dezembro. O Rei do Futebol ficou por 15 dias no hospital para realizar sessões de quimioterapia, que tinham começado desde a cirurgia para retirar o tumor. O eterno Camisa 10 da Seleção recebeu alta no dia 23 e pode passar as festas de fim de ano em casa ao lado da família.
“Hoje eu estou no Albert Einstein fazendo a última sessão de 2021. Eu quis dividir essa conquista com vocês. Afinal, toda pequena vitória é um motivo para comemorar, não acham? Vou aproveitar essa chance para fazer uma nova bateria de exames, então vou ficar alguns dias por aqui. Não se preocupem, eu estou apenas me preparando para as festas de final de ano!”
Fevereiro de 2022
O Rei do Futebol voltou a ser internado no dia 13 de fevereiro, para novas sessões de quimioterapia e por conta de uma infecção urinária. Ele recebeu alta no dia 26. “O paciente encontra-se em condições clínicas estáveis, já curado de sua infecção urinária, e seguirá o tratamento do tumor de cólon”, disse em comunicado o Hospital Albert Einstein.
Abril de 2022
No dia 22 de abril, Pelé publicou nas redes sociais uma foto ao lado da esposa, em cadeira de rodas, e desabafou sobre a dificuldade do tratamento contra o câncer. “A paz de estar ao lado da minha querida esposa, Márcia, e nossa companheira inseparável, Cacau. O tratamento é difícil, mas sentir o amor delas é o melhor remédio. Lar, doce lar”, disse.
Agosto de 2022
No dia 29 de agosto, o eterno Camisa 10 da Seleção voltou a usar as redes sociais, desta vez para desmentir notícias sobre o seu estado de saúde. “Sou muito grato pela minha esposa, pelas risadas, pela paz do meu lar e por todas as mensagens carinhosas de vocês. Eu estou muito bem e tomando conta da minha saúde. Eu tive que publicar isso, pois existem notícias falsas circulando sobre este assunto. É claro que eu fico decepcionado, mas isso não vai me abalar. Eu estou vencendo esta partida. Muito obrigado!”, desabafou o Rei.
Novembro de 2022
Pelé retornou ao hospital no dia 29 de novembro, para uma reavaliação do tratamento do câncer. Na ocasião, ele foi ainda diagnosticado com uma infecção respiratória.
Dezembro de 2022
No dia 3 de dezembro, o jornal Folha de São Paulo informou que Pelé não respondia mais à quimioterapia e passou a estar em
No dia 21, o Hospital Albert Einstein comunicou que o Rei
Desde então, os familiares do Rei do Futebol ficaram o tempo todo ao seu lado no hospital. Nesta quinta-feira (29), foi anunciada a morte do Rei do Futebol.