A lista de potenciais treinadores da Seleção Brasileira não para de crescer. O mais novo “postulante” ao cargo é Zinédine Zidane. Segundo o L'Équipe, o jornal esportivo mais importante da França, o ex-treinador do Real Madrid tem o perfil desejado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser o substituto de Tite na Canarinho.
Em artigo publicado na noite deste sábado (24), o L'Équipe diz que o nome de Zidane agrada a cúpula da CBF porque é um treinador estrangeiro, experiente e está livre no mercado. Após a eliminação da Seleção na Copa do Mundo do Catar, depois de derrota nos pênaltis, para a Croácia, nas quartas de final, Tite confirmou que não ficaria no comando da Seleção.
E desde então têm surgido nomes de peso para comandar a Canarinho. Um dos primeiros cotados foi o italiano Carlo Ancelotti, mas o treinador do Real Madrid já veio a público dizer que pretende cumprir seu contrato com o clube espanhol, que vai até junho de 2024.
Outro treinador recentemente associado à Seleção Brasileira foi o português José Mourinho, que atualmente comanda a Roma. Mas Mourinho também tem contrato assinado até junho de 2024, o que pode atrapalhar numa eventual negociação com a CBF.
Por isso, segundo o L'Équipe, o fato de Zidane não estar vinculado a nenhum clube atualmente pode ser um facilitador para que chegue a um acordo para treinar a Seleção Brasileira no ciclo da Copa do Mundo de 2026, que será disputada na América do Norte.
Más recordações
Algoz da Seleção na final da Copa do Mundo de 1998, em que marcou dois gols na vitória da França sobre o Brasil, por 3 a 0, Zidane foi considerado um gênio dentro de campo. Como jogador, venceu ainda a Eurocopa de 2000, foi campeão italiano em 1996/97 e 1997/98, com a Juventus, e venceu a Liga dos Campeões de 2001/02 e o Campeonato Espanhol de 2002/03, pelo Real Madrid.
A transição do campo para o banco aconteceu no clube merengue, que sob seu comando iniciou um período de dominância no futebol europeu. Em duas passagens pelo Real Madrid como técnico, foi tricampeão da Liga dos Campeões, nas temporadas 2015/16, 2016/17 e 2017/18. O Real Madrid de Zidane ainda venceu duas vezes o Mundial de Clubes, em 2016/17 e 2017/18, e outras duas o Campeonato Espanhol, em 2016/17 e 2019/20.
O francês está sem clube desde junho de 2021, quando encerrou sua segunda passagem pelo Real Madrid, o único clube em que trabalhou como treinador. Nas últimas semanas, o nome de Zidane tem sido associado também à seleção da França como possível substituto de Didier Deschamps, que tem o futuro indefinido.