Proibido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de usar as redes sociais desde o ano passado, o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão (PL), lançou no sábado (6) sua candidatura a deputado federal por Santa Catarina.
“Estou passando para dizer para vocês que Zé Trovão é, definitivamente, candidato a deputado federal pelo estado de Santa Catarina, aprovado na convenção do PL”, disse aos seguidores da redes social.
O pedido de registro de candidatura de Zé Trovão ainda não foi apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Neste domingo (7), também por meio de uma publicação do Instagram, o caminhoneiro divulgou um canal para apoiadores que participarem de uma vaquinha virtual para sua campanha.
A defesa de Zé Trovão informou que ele tem seus direitos políticos garantidos, apesar das restrições de uso das redes sociais.
O caminhoneiro se tornou alvo de uma investigação no Supremo após as manifestações do feriado de 7 de setembro de 2021, quando vários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) fizeram atos contra o Supremo em Brasília.
O ministro Alexandre de Moraes chegou a decretar a prisão de Zé Trovão, mas ele passou cerca de 40 dias foragido no México. No final de outubro ele voltou ao Brasil, se entregou à Polícia Federal e ficou preso até dezembro, quando teve autorização para deixar a prisão. As restrições sobre o uso de redes sociais, no entanto, foi mantida pelo STF.