O estudo da consultora Walm é de 2020,
Distante 35 km do centro de Mariana, o distrito Santa Rita Durão foi tombado pelo governo estadual em 1996, conforme o Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico). Faz parte do ‘Caminho dos Diamantes’, da Estrada Real, e tem como atrativos históricos a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, a Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Casa com Rótulas e Cruzes e parte preservada do casario colonial.
Registros históricos do estado e da prefeitura indicam que o distrito foi chamado de ‘Inficionado’ em 1702, por conta do baixo teor de ouro encontrado nos riachos da região. A localidade acabou batizada em homenagem ao frei Santa Rita Durão, que ali nasceu em 1720. Ele foi o autor de ‘Caramuru’, um dos poemas épicos nacionais, com o qual foi reconhecido como um dos pioneiros da literatura brasileira.
Para chegar a Santa Rita Durão, é possível dirigir pela Estrada Real (que passa por Camargos e perto do antigo Bento Rodrigues, distrito de Mariana destruído pelo rompimento da barragem da Samarco em 2015), ou pela MG-129, que liga Mariana à cidade de Santa Bárbara.