A Prefeitura de Belo Horizonte reforçou, nesta segunda-feira (3), a distribuição de cobertores para pessoas em situação de rua. Durante a semana, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social sairão às ruas para a entrega de mais unidades a esse público.
Em dois meses, já foram entregues cerca de 2 mil cobertores e equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social estão presentes nas nove regionais da cidade, todos os dias, de 8h às 22h, para orientar as pessoas em situação de rua a ir para as unidades de acolhimento socioassistencial.
Além disso, o cardápio servido nos Restaurantes Populares e nas unidades de acolhimento foram adequados para o inverno, já que a oferta de preparos quentes, como caldos, sopas e mingaus, ajuda a manter o corpo mais quente.
Com a previsão de nova queda das temperaturas em BH, a prefeitura adotou um plano de contingência para atender os mais vulneráveis, executado pelas secretarias de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; Saúde; e Segurança e Prevenção, além da Defesa Civil.
As equipes vão fazer um monitoramento pelo COP e acionar ajuda para situações de emergência. Caso agentes públicos em campo, de qualquer área, percebam que uma pessoa em situação de rua tenha sinais de hipotermia ou agravos, o encaminhamento à rede de saúde deve ser imediato, por meio das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), inclusive com acionamento do SAMU.
Em casos de emergência no período da noite, como por exemplo hipotermia, a população de Belo Horizonte também poderá acionar o plantão do COP pelo telefone 153, da Guarda Municipal.