A Justiça publicou, nesta segunda-feira (20), uma decisão para suspender as atividades da mineradora Fleurs Global, que atua na Serra do Curral.
A resolução revoga os efeitos de uma liminar deferida em favor da mineradora e lista mais um episódio a ‘novela’ entre as empresas e a continuidade das operações.
Leia mais:
Governo suspende TAC que permitia operação irregular da Fleurs próximo à Serra do Curral Justiça autoriza que mineradora volte a operar na Serra do Curral após permissão ser suspensa
Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais suspendeu cautelarmente o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que autorizava a operação da Fleurs Global próxima à Serra do Curral.
Já em janeiro deste ano, a Justiça determinou que o Governo do Estado suspenda o cancelamento do TAC e aplicou multa ao superintendente da Superintendência Regional de Meio Ambiente Central (Supram), Daniel dos Santos Gonçalves, pela anulação.
Entretanto, no mesmo mês, a Justiça Federal suspendeu as atividades das mineradoras Gute Sicht e Fleurs Global, que atuavam na Serra do Curral, em Belo Horizonte e foi estabelecida ainda multa de R$ 300 mil em caso de descumprimento, com acusação de terraplanagem nos terrenos - alguns deles invadidos e/ou em área tombada da Serra do Curral, sem autorização devida