Moradores de Governador Valadares estão preocupados com o nível do Rio Doce - que atingiu a cota de inundação nesta quinta-feira (22). As informações são da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
Em medição divulgada às 6h15, a companhia explicou que, no início desta madrugada, o rio estava em 3,68 metros e a tendência é de que ele continue subindo.
O nível do Rio Doce atinge a cota de atenção quando chega aos 3 metros. Caso supere 3,20 metros, a cota passa para alerta. Porém, quando marca 3,60 metros, a cota é de inundação - como registrado nesta manhã.
Com o período chuvoso, a Defesa Civil de Governador Valadares segue monitorando a situação. Os moradores ribeirinhos, por exemplo, foram orientados a adotar medidas de segurança por causa da possibilidade de alagamentos nas áreas historicamente afetadas no município.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Vale lembrar que, nessa quarta-feira (21), algumas ruas às margens do Rio Doce receberam o fluxo do rio e a água chegou a alcançar a altura das calçadas.
Como a medição é feita?
A régua da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) fica em um ponto mais profundo do rio, o que possibilita uma medição mais exata do que a do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que fica mais à margem do Rio Doce.
Diferente da medição da companhia, a do SAAE, divulgada às 6h41, mostrou o nível do rio em 2,20 metros.
Com informações de Sávio Scarabelli