Ouvindo...

Alunos de Contagem destruíram e picharam escola com símbolos nazistas para ‘chamar a atenção’

Estudantes, de 14 a 17 anos, afirmaram à PC que se sentiam perseguidos

“Me humilha agora, diretora”, dizia uma das mensagens pichadas ao lado de suástica

A Polícia Civil informou que quatro adolescentes, entre 14 e 17 anos, são os suspeitos de vandalizar uma escola em Contagem, na Grande BH, e pichar símbolos nazistas pelas paredes da unidade de ensino no dia 29 de novembro. A Polícia Civil apresentou o resultado das investigações nesta quinta-feira (15). Os estudantes planejaram o ato porque se sentiam “perseguidos” e “queriam chamar atenção”.

Três deles estudaram na Escola Municipal Professora Maria Martins e um na Escola Municipal José Silvino Diniz.

“Eles assumiram a prática dos fatos. Alegaram que fizeram porque se sentiam perseguidos pelas escolas. Todos eles afirmaram que não planejaram nenhum ataque violento a professores e alunos. A ideia era chamar a atenção das escolas pelo fato de estarem sendo perseguidos ali”, afirma o delegado Leandro de Oliveira Silva.

Pais assustados

O crime deixou pais assustados, pois dias antes um jovem invadiu duas escolas no Espírito Santo e matou professores e alunos. A Escola Municipal José Silvino Diniz teve a sala da diretoria, banheiros e o pátio pichados com frases que citam bullying e até referências ao nazismo. Cadeiras e mesas também foram quebradas e espalhadas pelo pátio. ‘Me humilha agora, diretora (sic)’, diz uma das frases.

O caso foi apresentado em coletiva de imprensa pelos delegados César Monteiro, Elisa Moreira e Leandro de Oliveira Silva no 2º Departamento de Polícia Civil de Contagem.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.