Os trabalhadores contratados pela MGS que atuam na educação municipal suspenderam, no início da tarde desta quarta-feira (3), a greve. Pela manhã, ocorreu na Câmara Municipal uma audiência pública sobre o assunto, seguida de uma assembleia. A decisão de suspender a paralisação veio após a Prefeitura de Belo Horizonte garantir que os contratos serão mantidos.
Na última quinta-feira (27),
O ato havia sido convocado em protesto ao edital de licitação publicado pela Secretaria Municipal de Educação para a contratação de uma nova empresa especializada na prestação de serviços de porteiro, cantineiro e servente escolar.
A decisão de suspender veio depois que a Prefeitura de Belo Horizonte divulgar uma nota dizendo que os contratos firmados com a MGS para a prestação de serviços de servente, porteiro e cantineira escolares vencem em fevereiro de 2026.
Em razão do final do prazo contratual, novo edital foi elaborado e publicado na quarta-feira (26) no DOM. A própria MGS poderá participar da licitação, disputando a continuidade do contrato com outras empresas de mercado.
“Independentemente do resultado, há cláusula de transição que assegura a continuidade dos postos de trabalho. Caso a empresa vencedora não seja a MGS, fica garantida a absorção de todos os trabalhadores que passaram pelo processo seletivo da MGS, afastando a possibilidade de demissão em massa”, disse.
Ainda segundo a pasta, o edital garante também todas as conquistas dos trabalhadores dos últimos anos.
“O processo licitatório foi planejado para ocorrer durante o recesso escolar, com o objetivo de minimizar impactos no funcionamento das unidades e assegurar a continuidade dos serviços prestados à comunidade escolar”, completou.
Até então, os trabalhadores apontavam ausência de previsão de reajuste salarial no edital, além da possibilidade de perda de direitos já estabelecidos, como os 20 minutos de intervalo, a reunião mensal de representantes, o seguro de vida, a manutenção do local de trabalho após retorno de licença médica e o adicional de insalubridade para cantineiras, entre outros.