Belo Horizonte não registra chuva há 51 dias. Segundo a Defesa Civil da capital, a última precipitação foi de 2 mm, ocorrida em 17 de maio. Com o avanço do outono e a chegada do inverno, os índices que já são historicamente baixos mostraram que o tempo na capital tem ficado ainda mais seco em 2022.
Dados do órgão apontam que esse período do ano não é marcado por grandes ocorrências. A média histórica de chuva em junho na capital é de 9,7 mm, o que foi superado por apenas três das nove regionais nesse mês de 2021 - Barreiro, Centro-Sul e Leste. Já em junho deste ano, não choveu em BH.
Situação parecida acontece em julho, quando a média climatológica é de 7,9 mm. Entretanto, não houve registro de precipitação no mês em 2021 ou até o momento de 2022. E de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa tendência será mantida na cidade.
Segundo o Inmet, não há previsão de chuva para BH ao menos até domingo (10). Apesar disso, o céu pode ficar encoberto por nuvens nos próximos dias, especialmente no período da noite. Isso faz com que a umidade possa aumentar, mas o tempo tende a se manter frio e seco, o que dificulta ainda mais a formação de chuva.