Ouça a rádio

Ouvindo...

São Paulo: 43 mil pessoas não têm banheiro em casa e 3,3 milhões não recebem água diariamente

Estudo do Instituto Trata Brasil sobre saneamento básico foi divulgado nesta quinta (16)

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
Estação de tratamento de esgoto em Campos do Jordão, em São Paulo

O Estado de São Paulo tem 43 mil pessoas que moram em casas que não têm banheiro, de acordo com estudo sobre o saneamento básico divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Trata Brasil. O número de pessoas corresponde 1% da população. São 24 mil residências com privação de banheiro.

Além disso, o estado tem 3,3 milhões de pessoas que não recebem água diariamente em casa (6,9% do total de 1,1 milhão de residências). Outro dado obtido pelo estudo diz respeito à falta de reservatório de água em casa.

Segundo o levantamento, 3,8 milhões de pessoas não têm caixa d'água ou outro tipo de reservatório de água potável em casa, o que corresponde a 1,4 milhão de residências (8,5% do total).

Apesar dos dados, conforme o estudo, o estado tem indicadores melhores que a média nacional e é o melhor do país em relação ao acesso à rede de água e ao tratamento de esgoto. Porém, em relação ao esgoto, ainda há 3,1 milhões de pessoas sem esgoto em casa. Além disso, 1,6 milhão não têm ligação de água em casa.

O estudo foi realizado em parceria com a EX ANTE Consultoria Econômica e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). De acordo com a presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, a desigualdade social brasileira é refletiva no acesso ao saneamento básico.

"O estudo mostra os grandes desafios que ainda temos para universalizar essas modalidades de infraestrutura no país. O problema afeta de maneira contundente as jovens famílias brasileiras, muitas das quais vivendo abaixo da linha da pobreza, que além de tudo adoece mais graças a essa falta de infraestrutura. Quase a metade do país viver com ao menos uma privação de saneamento básico é algo inaceitável e que gera um imenso impacto negativo para todos, afetando a saúde, educação e qualidade de vida de milhões de brasileiros", explica.


Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Leia Mais

Colunistas

Mais lidas do dia

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Av. Barão Homem de Melo, 2222 - Estoril Belo Horizonte, MG

T.(31)21053588