Ouvindo...

Usuários relatam problemas no Pix após falha em serviço da Amazon

Reclamações sobre instabilidade no Pix saltaram em meio a instabilidade global na Amazon Web Services (AWS)

Problema pode estar relacionado com instabilidade em aplicativos financeiros

Em meio a instabilidade global na Amazon Web Services (AWS), o serviço de nuvem da Amazon, milhares de pessoas relataram instabilidade no Pix nesta segunda-feira (20). Por volta de 12:36, o site DownDetector registrou um aumento exponencial de reclamações com 228 notificações de problemas no sistema de pagamento.

A falha no AWS causou problemas em uma série de aplicativos e plataformas em diversos países desde o início da madrugada desta segunda, impactando serviços como o PicPay e o Mercado Pago. A pane também causou instabilidade nas plataformas da própria Amazon, como o Prime Vídeo e a Alexa.

Os primeiros relatos de falhas começaram por volta das 3h30 (horário de Brasília). Às 7h35, a AWS disse que a “maioria dos serviços” haviam sido restabelecidos, mas alertou que erros ainda poderiam ocorrer e pediu que os usuários limpassem o cache e reiniciassem os sistemas afetados.

Segundo o PicPay, os serviços estavam mais lentos que o comum, em decorrência da instabilidade global da AWS. “As empresas já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais rapidamente possível”, disse.

Na mesma toada, o Mercado Pago reconheceu a instabilidade em seus aplicativos e afirmou que suas equipes trabalhavam rapidamente para restabelecer o sistema. Por sua vez, o Banco Central afirmou que os sistemas administrados pela instituição funcionam normalmente.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.