Prefeitura de BH libera guia de pagamento do IPTU de 2026

Pagamento antecipado do imposto vai fornecer um desconto de 7% para o belo-horizontino

Guia pode ser consultada no portal de serviços da PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) liberou a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2026, nesta quinta-feira (1°). O “boleto” está disponível no portal de serviços da administração da capital mineira, já considerando o desconto de 7% para quem realizar o pagamento antecipado do tributo.

Para consultar, basta acessar prefeitura.pbh.gov.br/fazenda/iptu, e na seção acesso rápido clicar em “emitir guia”. Esse passo vai te levar para o portal de serviços, onde basta clicar em “solicitar” para acessar o Sistema de Emissão de Documento de Recolhimento e Arrecadação Municipal da prefeitura (SISDRAM).

O pagamento antecipado pode ser realizado até o dia 30 de janeiro, o último dia útil do mês. O desconto de 7% foi determinado em um decreto assinado pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), no Diário Oficial do Município da última terça-feira (30).

O desconto é maior do que o oferecido em 2025, quando o percentual foi de 5%. Seguindo a lógica do ano passado, o benefício deve ser destinado para os contribuintes que optarem por pagar qualquer valor entre o mínimo e o máximo indicado na guia do IPTU

Leia também

Segundo o portal do IPTU no site da PBH, os pedidos de revisão do imposto serão abertos no dia 5 de janeiro, na próxima segunda-feira, e vão até 4 de fevereiro de 2026. Assim como em 2025, o imposto também poderá ser pago via PIX.

No ano passado, aproximadamente 780 mil imóveis tiveram o IPTU lançado, com um valor total estimado em R$ 2,68 bilhões, sendo que 87 mil imóveis estavam isentos da cobrança. O imposto é uma das principais fontes de arrecadação do município.

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...