A 34ª edição do
Último dia de palestras
Além do salão de negócios, focado em compradores inscritos, o evento ofereceu uma programação gratuita ao público. Nesta quinta-feira (23), foram apresentadas três palestras.
Abrindo a programação, o estilista Walter Rodrigues falou sobre o projeto “Inspiramais 2026 II” que lança materiais para as indústrias de calçados, couros, móveis e bijuterias, sempre a partir de uma minuciosa investigação realizada pelo seu Núcleo de Design e Pesquisa.
Em seguida, Angélica Coelho apresentou o “Lançamento tendências Primavera Verão 26/27". Consultora técnica de moda e design do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção (Senai CETIQT) e uma das principais referências em formação e inovação para a indústria têxtil no Brasil, Angélica é especialista na pesquisa e análise de macrotendências de comportamento, consumo e design.
Fechando o ciclo, Aline Nunes, que atua há mais de 20 anos no setor de moda, com ampla experiência em diferentes segmentos da indústria, do varejo de magazine ao luxo, apresentou o tema “Moda para além da IA: criatividade conectada à tecnologia”.
Setor de joias celebra ‘entusiasmo’
Um dos pilares do Minas Trend, o setor de joias e bijuterias encerrou a participação com resultados positivos. Em entrevista à reportagem da Itatiaia, Murilo de Paula Graciano, presidente do Sindicato das Indústrias de Joias, Gemas e Bijuterias de Minas Gerais (Sindijoias Ajomig), afirmou que o sentimento é de otimismo.
“Chegamos ao Minas Trend com muito entusiasmo. Nossa participação aumentou 20% em relação ao evento anterior”, declarou o presidente. Segundo Graciano, as expectativas de vendas foram alcançadas. O resultado, traz “otimismo para o segmento de folheados e bijus, traduzindo uma autoestima das empresas e fortalecimento da indústria”, completou.
Tendências e ganhos estratégicos
Questionado sobre as principais demandas dos lojistas do setor, o presidente do Sindijoias Ajomig apontou que o evento serve como um “termômetro para os próximos meses”. “A procura por novos produtos alinhados às tendências, folheados e bijus com pegadas maximalistas, assimétricas, com utilização de muita pedra natural foram produtos muito procurados”, explicou.
Murilo Graciano concluiu que os ganhos vão além dos R$ 33 milhões gerados. “Além de negócios, destacamos o posicionamento e consolidação de marcas, muito network e aprendizados”, finalizou.
O Minas Trend é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), conta com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.