A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra de parte das ações da companhia aérea Azul pela empresa norte-americana United Airlines. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (31).
A transação consiste na aquisição, pela United Airlines, de uma participação minoritária no capital social da Azul. De acordo com o parecer do Cade, o movimento faz parte do plano de
“A reestruturação objetiva reduzir a dívida financiada da empresa e assegurar recursos de liquidez imediata, prevendo ainda a emissão de novas ações”, disse o Cade, que não identificou riscos para a competição no mercado brasileiro.
A United Airlines se comprometeu a adquirir aproximadamente US$ 100 milhões em ações ordinárias da Azul. Assim, a participação da empresa norte-americana na brasileira deve saltar de 2,02% para aproximadamente 8%.
Segundo as empresas, o mecanismo de aumento de capital da United vai envolver duas emissões coordenadas de ações em uma oferta pública no valor de US$ 650 milhões, aprovada judicialmente; e um aumento de capital direcionado a parceiros estratégicos como a United.
*Com Estadão Conteúdo