Ouvindo...

INSS notifica 4 milhões para fazerem a prova de vida; veja como consultar

Beneficiários precisam realizar o procedimento em até 30 dias para evitar que os pagamentos sejam bloqueados

Aviso foi enviado pelo extrato do banco responsável pelo pagamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou uma notificação para 4 milhões de aposentados e pensionistas que precisam realizar a Prova de Vida e evitar o bloqueio do benefício. Segundo a autarquia federal, os segurados têm 30 dias para realizarem o procedimento.

O aviso foi enviado pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício. A mensagem foi entregue somente para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática.

Todos os benefícios ativos de longa duração do INSS precisam da prova de vida anual, como aposentadorias, pensões e o auxílio por incapacidade temporária com duração superior a um ano. Atualmente, a comprovação é feita de forma segura e automática, por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal.

Ainda de acordo com o INSS, mais de 30 milhões de pessoas já realizaram o procedimento, número que representa 80% dos beneficiários. Mesmo com o sistema automático, em alguns casos o instituto não consegue confirmar a Prova de Vida sozinho.

Veja como realizar o procedimento

  • Acesso o site ou aplicativo Meu INSS;
  • Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, diretamente pelo aplicativo;
  • Se preferir, o beneficiário também pode comparecer presencialmente à agência responsável pelo pagamento com um documento oficial com foto.
Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.