Ouvindo...

Dólar sobe em dia de agenda fraca e queda de commodities

Investidores acompanham desdobramentos da guerra na Ucrânia e recuo de petróleo e minério de ferro

Dólar sobe em dia de agenda fraca e queda de commodities

O dólar opera em leve alta no mercado à vista, influenciado pela queda do petróleo e do minério de ferro na China (-0,64%). Os ajustes são moderados diante do recuo da divisa americana frente a moedas principais e emergentes, como peso chileno, rublo e rand sul-africano.

Com agenda esvaziada de dados nesta terça-feira, 19, investidores aguardam os desdobramentos da reunião de segunda-feira (18) em Washington sobre a guerra na Ucrânia, que podem eventualmente levar ao fim das sanções ao petróleo russo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que espera que o presidente da Rússia seja “bom, senão será difícil”, e que a Ucrânia não fará parte da Otan. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, comentou que a Índia lucra com o petróleo russo e que as compras da China são diferentes, representando 30% do consumo antes da guerra, enquanto as da Índia cresceram após o conflito.

Brasil

No Brasil, a sonda ODN II (NS 42), arrendada pela Petrobras, chegou ao poço Morpho, na bacia da Foz do Amazonas, para Avaliação Pré-Operacional (APO) no dia 24. A expectativa é obter a licença do Ibama para iniciar a perfuração no bloco FZA-M-59.

A faixa 4 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), voltada à classe média, foi lançada em maio, mas ainda apresenta baixa demanda, segundo dados do setor obtidos pela Broadcast.

O Citi registrou lucro líquido recorde de R$ 1,3 bilhão no 1º semestre de 2025, alta de 45% em relação ao mesmo período de 2024. O presidente Marcelo Marangon disse que juros altos e incertezas do “tarifaço” de Trump reduziram a demanda, levando o banco a adotar postura mais cautelosa.

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal desacelerou em sete capitais pesquisadas, passando de 0,38% para 0,09% da primeira para a segunda quadrissemana de agosto, conforme a FGV.

*Com informações de Estadão Conteúdo
*Sob supervisão de Lucas Borges

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas