Ouvindo...

Brasil abre 166,6 mil vagas de trabalho com carteira assinada em junho

Dados consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei

O Brasil registrou 166,6 mil vagas de trabalho com carteira assinada em junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (4). Foi uma queda de 19% em relação ao mesmo mês de 2024.

No acumulado do ano, já foram criados 1,22 milhão de empregos. O salário médio de admissão no sexto mês foi de R$ 2.278,37.

Segundo o MTE, houve saldo positivo nos cinco principais grupos de trabalho, com destaque para o setor de serviços, com 77 mil novos postos, seguido por comércio (32,9 mil), agropecuária (25,8 mil), indústria (20,1 mil) e construção (10,6 mil).

Leia também

Das 27 unidades da federação, apenas o Espírito Santo registrou saldo negativo, com 3,3 mil demissões, puxada principalmente pelo setor do cultivo de café.

Os destaques positivos ficaram com São Paulo (40 mil), Minas Gerais (24 mil) e Rio de Janeiro (15 mil).

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.