Uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) mostra que 61,9% dos mineiros planejam presentear nesta ocasião, com a intenção de gastar, em média, R$ 240,81 no estado. O resultado representa um aumento de 34,8% em comparação com 2024.
A maioria dos entrevistados - 60% - pretende presentear o próprio pai, enquanto 22% presentearão o pai de seus filhos e 18% os sogros.
“Embora tenhamos um cenário econômico desafiador, com juros altos e uma inflação que ainda impactam o valor dos produtos e que insiste em apertar o bolso do consumidor, o apelo emocional da data é muito forte e, por isso, a maioria dos mineiros não vai abrir mão de presentear seus entes queridos”, afirma economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Contudo, 43,6% dos entrevistados ainda estão indecisos sobre o que comprar e tendem a deixar as compras para a última hora.
Roupas para os papais
Entre as categorias de produtos mais procuradas para presentes, vestuário lidera com 37,1%, seguido por calçados (16,1%) e cosméticos/perfumaria (9,7%).
“São ramos que atendem a uma gama variada de perfis e preços, que atraem o consumidor”, diz Vinícius.
Quanto ao local de compra, a pesquisa revela que as lojas físicas são a preferência para 56,4% dos consumidores. Outros 23,1% optam por concentrar suas compras na internet, e 20,5% dividem suas compras entre as duas opções.
A preferência pelas lojas físicas se deve à conveniência de experimentar ou ver os produtos de perto. Aqueles que escolhem comprar tanto em lojas físicas quanto online buscam o melhor dos dois ambientes. Já os adeptos das lojas virtuais acreditam que o e-commerce oferece promoções mais expressivas.
Em relação às opções de pagamento, a maioria (41%) optará pelo cartão de crédito parcelado, seguido por cartão de crédito à vista (23,1%) e dinheiro ou Pix (20,5%).