Aplicativo Meu INSS apresenta instabilidade desde segunda-feira (19)

Sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registra problemas há quatro dias; Dataprev relata aumento expressivo de usuários

Aplicativo Meu INSS está com problemas no sistema desde segunda-feira (19)

O aplicativo oficial do Instituto Nacional do Seguro Social, o “Meu INSS”, registra instabilidade no sistema desde a última segunda-feira (19). Pelas redes sociais, usuários relatam problemas em acessar suas contas e reclamam da demora da autarquia na resolução do caso, que já dura quatro dias nesta quinta-feira (22).

Em nota, a Dataprev, empresa pública de tecnologia, parceira do governo federal na manutenção e ampliação de iniciativas de digitalização, explicou que o sistema registra um aumento “atípico” no volume de acessos, com impacto no tempo de resposta do aplicativo. Enquanto a média diária de usuários costuma ser de 3,5 milhões, a empresa afirma que na segunda esse número saltou 202,9% chegando a 10,6 milhões.

Os números de acessos continuaram crescendo na terça-feira (20), com alta de 208,6% e 10,8 milhões de usuários. Até o último balanço, às 13h de quarta-feira (21), o sistema já tinha uma alta de 68,6% aos 5,9 milhões de acessos. A Dataprev ressalta que essa alta demanda é influenciada pela consulta da margem disponível para empréstimo consignado, em decorrência do aumento do salário mínimo em janeiro, que passou a ser de R$ 1.621

A empresa também afirma que há um maior fluxo de desbloqueio de empréstimos após a virada da folha de pagamento, além de mais acessos após a divulgação da indisponibilidade programada dos sistemas entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro. “A manutenção será realizada para implementação de melhorias que integram uma etapa essencial do processo de modernização dos sistemas previdenciários”, disse.

As ações da manutenção programa envolvem a migração de dados para uma plataforma tecnológica mais atual, que deve ampliar a capacidade de evolução e sustentabilidade das soluções. A Dataprev ainda afirma que acompanha o caso com prioridade.

“Medidas de mitigação, como a redistribuição do tráfego, garantiram a emissão de mais de 864 mil extratos de benefícios na segunda-feira (19) e de mais de 1 milhão nesta terça-feira (20). Dados parciais desta quarta-feira (21) apontam que mais de 310 mil usuários conseguiram realizar o serviço. A empresa segue monitorando o desempenho do sistema e atua para estabilizar o acesso à plataforma”, completa a nota.

No site Down Detector, plataforma que registra reclamações sobre serviços online, o número de notificações do Meu INSS tiveram um crescimento de 44% nas últimas 24 horas. O pico de protestos foi às 10h, com 37 registros.

Um usuário comentou que consegue acessar o sistema apenas no final da noite. “Porém, pelo navegador do celular, o app não carregava. Fica a dica, com um pouco de lentidão, mas consegui fazer o que precisava”, disse.

Outra pessoa sugeriu que o problema seria proposital, e que o argumento de alta nos acessos não seria verdade. “Isso é uma falta de respeito com o Brasil”, escreveu.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...