As agências da Previdência Social do
O feriado de São Sebastião é adotado por cidades que têm o santo como padroeiro, entre elas as capitais Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR).
Na Bahia, não haverá atendimento nas cidades de Belmonte, Brumado, Camacan, Canavieiras, Itambé e Seabra. Em Pernambuco, o feriado ocorre em Águas Belas, Belo Jardim, Bom Conselho, Moreno, Ouricuri e Surubim.
Ceará e Maranhão concentram cinco municípios cada com a data comemorativa. No Ceará, o feriado é celebrado em Acaraú, Aracati, Itapipoca, Maranguape e Pedra Branca. No Maranhão, em Amarante do Maranhão, Carutapera, Codó, Estreito e Presidente Dutra.
Em Alagoas, o dia é feriado em Limoeiro de Anadia, Passo de Camaragibe, Porto Calvo e São Sebastião. Na Paraíba, em Bayeux, Mari, Picuí e São Bento. No Rio Grande do Norte, em Jucurutu, Nova Cruz e Parelhas. No Piauí, o feriado ocorre em Esperantina.
No Sudeste, o dia 20 é feriado em 18 municípios de Minas Gerais e no mesmo número de cidades de São Paulo. No Rio de Janeiro, a data é comemorada em cinco municípios, enquanto no Espírito Santo, em dois.
Na região Norte, as agências do INSS não abrirão em Altamira, Breves, Igarapé-Açu, Vigia e Parauapebas, no Pará. Em Roraima, o feriado ocorre em Boa Vista e Caracaraí. No Tocantins, a suspensão do atendimento presencial será registrada apenas em Arraias.
Na região Sul, haverá ponto facultativo nos municípios paranaenses de Andirá, Astorga e Jacarezinho. Em Santa Catarina, a medida vale para Sombrio e Tijucas. No Rio Grande do Sul, para Bagé, São Sebastião do Caí e Venâncio Aires.
No Centro-Oeste, apenas municípios de Goiás adotam ponto facultativo: Caiapônia, Goiatuba, Itaberaí, Jaraguá, Palmeiras de Goiás e Rio Verde.
Motivos
Além do feriado, o INSS informou que todas as agências do país ficarão fechadas nos dias 28, 29 e 30 de janeiro devido a melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência. Durante esse período, os serviços digitais do Meu INSS (site e aplicativo) e da Central 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31.
Segundo o instituto, a medida é necessária para a modernização dos sistemas, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência no atendimento. Para reduzir os impactos aos segurados, o INSS realizou atendimentos extras no último fim de semana e repetirá a ação nos dias 24 e 25 de janeiro, a fim de antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do atendimento presencial.
Nos casos em que o cidadão prefira ser atendido em dia útil, o INSS informou que fará o reencaixe dos agendamentos.
* Informações com Agência Brasil