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Empreendedores investem no comércio de bairro e apostam no atendimento personalizado

Fora dos limites da Avenida do Contorno, comerciantes apostam em lojas estruturadas e atendimento personalizado para fidelizar clientes

O comércio de bairro vem aumentando dia após dia. A nossa reportagem circulou por várias regionais de Belo Horizonte para conversar com a população. No barreiro, na Região Noroeste, Nordeste, em Venda Nova, na Região Oeste. Não importa a regional. Fora dos limites da Avenida do Contorno, o empreendedorismo está pulsando.

O que antes se limitava a açougue, farmácia e uma pequena mercearia, agora se expandiu e se diversificou. O comércio vem crescendo e se estruturando em bairros distantes da Savassi, do Centro da capital e dos pontos com os metros quadrados mais caros de BH.

Boutiques, joalherias, óticas, estúdios de beleza, lojas de tecnologia, startups e atendimentos personalizados de vários segmentos.

Em uma grande capital como BH, o comércio de bairro tem atrativos fortes. Ele está ali bem pertinho da sua casa, você não precisa pegar carro, enfrentar congestionamento, se estressar no trânsito, nem pagar aquele estacionamento caro. Nas ruas, a população comemora o fortalecimento desses negócios.

“Aqui no Barreiro tem de tudo, né? Aqui você encontra de tudo. É tipo o centro de BH, um mini centro de BH”, comenta a autônoma Jaqueline Prado, enquanto circula pelo centro comercial da regional. “Roupa, sapato, maquiagem. Essa loja no bairro facilita demais a vida da população. Inclusive, gasolina tá muito caro. Passagem de ônibus também nem se fala, Uber também, né?”

O eletricista Antônio Luiz também compartilha da mesma opinião: “Costumo comprar muitas coisas por aqui: roupa, várias coisas. É mais tranquilo, que no centro é muito trabalho. Às vezes até para arrumar um lugar para estacionar é difícil. Perto de casa dá pra vir até sem carro. Tranquilo.”

Já Nilson Nunes de Souza, que trabalha como banqueiro, reforça: “Hoje, para a gente deslocar de um bairro para ir no centro, dificulta muito. Primeiro, o trânsito. Hoje os bairros têm tudo. O que você procura, o que você quer encontrar, você encontra nos bairros. Quem trabalha no Barreiro, não precisa ir no centro para nada, não. Aqui tem tudo que você quer.”

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Além de te atender pertinho de casa, os comerciantes vêm investindo na estrutura das lojas. No atendimento humanizado. Em vender sem pressa. Te afastar da correria do dia e fazer você se sentir em casa. É o tipo de atendimento oferecido pela Tetê Clemente, situada na movimentada avenida Mário Werneck.

A loja tem um ambiente calmo, climatizado, perfumado com uma musiquinha ambiente suave. Os estabelecimentos de bairro têm oferecido aquele atendimento individual e personalizado do interior de Minas em lojas que antes só poderiam ser encontradas em um shopping chique de um bairro da Zona Sul. É o que conta a gerente Isabela Giane.

“Nós estamos aqui há 7 anos já. Nós já fizemos nossos clientes, então isso é muito bom. Eu falo que o atendimento tem que ser leve, né? Para o cliente não se sentir também ali que a gente tá mostrando que tem que comprar. Isso faz ser leve, os clientes gostam muito. Shopping é muito corrido. Às vezes o vendedor não te atende muito legal”, conta a gerente Isabela Giane.

Ela acredita que o ambiente também é parte da experiência de compra: “A gente tá numa avenida aqui movimentada do bairro Buritis, mas aqui dentro tá climatizado, uma temperatura agradável, um cheirinho gostoso. Isso também faz a pessoa se sentir como se fosse no interior, mais num lugar aconchegante. Todo dia a gente chega, limpa a loja, bate cheirinho, deixa o som ambiente. Eu acho que isso tudo faz a diferença também.”

Luciene da Mata, por sua vez, decidiu empreender no Barreiro. Ela acreditou na força comercial da regional e abriu uma franquia internacional por lá. Hoje, se orgulha de conhecer cada cliente pelo nome e de saber exatamente o que cada uma gosta.

“Nós somos uma rede de franquia, né? Somos especializados em cabelos, unhas, maquiagem, depilação, estética. É bem completo. O comércio do Barreiro vale muito a pena. Tem muito público na porta. E aqui no Barreiro dá pra fidelizar cliente”, afirma.

Luciene explica que esse vínculo próximo com o cliente é um dos principais diferenciais. “Tem cliente que já chega aqui, você já sabe o que que ela gosta, que tipo de corte que ela gosta, coloração. A gente fideliza no atendimento mesmo. Já tem todo esse diferencial. A cliente, ela fica fiel, ela volta.”

“Temos um cadastro feito com nossas clientes e conseguimos manter esse contato, até mesmo de estar enviando mensagens, enviando cortesias. Trabalhamos com várias promoções. E a gente envia toda semana, lançamos promoções novas e enviamos para todas as clientes.”

Amanhã, no segundo capítulo da Série “Empreendedorismo de bairro - Jeitinho do interior para vender na capital”, nós vamos contar mais histórias de comerciantes, belo-horizontinos investem no atendimento olho no olho e acreditam no potencial comercial dos bairros de BH.

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Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
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