Ouvindo...

Quando é a Black Friday em 2025? Programe suas compras

Ação promocional acontece todos os anos e lojistas aproveitam a data para impulsionar as vendas

O termo “Black Friday” surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, inicialmente utilizado por policiais da Filadélfia para descrever o intenso tráfego de pessoas e veículos no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Contudo, com o tempo, o comércio aproveitou essa movimentação para oferecer promoções, transformando a data em um evento anual para impulsionar o comércio.

No Brasil, a Black Friday foi adotada em 2010, como um evento online, e rapidamente se expandiu para o varejo físico . Atualmente, é uma das datas mais importantes para o comércio no país, com promoções que se estendem para além da sexta-feira.

As outras datas incluem a “Black November”, com descontos durante todo o mês de novembro, “Black Week”, com promoções ao longo da semana da Black Friday e a “Cyber Monday”, ofertas focadas em eletrônicos na segunda-feira seguinte.

Leia também

Quando é a Black Friday 2025?

A Black Friday de 2025 está marcada para o dia 28 de novembro, seguindo a tradição de ocorrer na última sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

O evento anual é uma excelente oportunidade para adquirir produtos com descontos significativos, desde que o consumidor esteja bem informado e preparado.

Como se preparar para a Black Friday?

Para aproveitar ao máximo as ofertas da Black Friday, é indicado que o consumidor se planeje com antecedência, fique atento às promoções antecipadas e verificação a reputação das lojas online.

  • Faça uma lista dos produtos desejados e pesquise os preços antes da data.
  • Muitas lojas iniciam as ofertas dias antes da Black Friday.
  • Compre em estabelecimentos confiáveis para evitar fraudes.

Estabelecer um limite de gastos, compras à vista ou em cartão de crédito que se convertam em milhas também são dicas úteis para quem está interessado em comprar na Black Friday brasileira.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo