A empresa
Os
Em setembro de 2024, a
De acordo com Isabella Wanderley, general manager da empresa, o aporte bilionário reflete a expectativa de que a demanda pelos produtos à base de semaglutida continuem a crescer, embora a patente de exclusividade no Brasil vença em 2026.
Com o investimento bilionário, a fábrica irá dobrar de tamanho, com uma nova área de 74 mil metros quadrados.
Atualmente, a Novo Nordisk é responsável pela produção da insulina exportada para mais de 70 países, cerca de 12% do consumo global.
Cenário atrativo
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Brasil é o hoje o quinto maior comprador da Novo Nordisk no mundo, o que justifica o alto investimento feito pela empresa no país.
“Só acontece (investimento) porque o Ministério da Saúde é o quinto maior comprador deste tipo de medicamento, desta empresa, no mundo. O Brasil representa hoje o quinto maior mercado deste tipo de medicamento. Ela só vem para cá porque sabe que tem um grande comprador, que é o Ministério da Saúde. São 71 milhões de unidades compradas pelo sistema de saúde. Além disso, a Anvisa trata uma empresa como esta como prioridade absoluta. Então, ela vem para cá também pelo papel da Anvisa, que dá essa garantia”, pontuou Alexandre Padilha.