A Azul e a Abra, empresa controladora da Gol Linhas Aéreas e da Avianca, firmaram nesta quarta-feira (15) um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculante para unir suas operações no Brasil. A possível fusão das companhias aéreas deve ser analisada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O processo de fusão pode levar cerca de um ano.
“Essa proposta tem como objetivo promover o crescimento da indústria aeronáutica brasileira, aumentando a conectividade, ampliando a oferta de voos domésticos e internacionais e trazendo mais opções e benefícios para os consumidores”, diz comunicado das empresas.
Com 90% das rotas complementares, Azul e Gol planejam manter suas marcas e operações separadas. São mais de 200 cidades conectadas pelas empresas.
Fundada em 2001, a Gol tem 138 aeronaves. Em 2023, segundo dados da Anac, transportou cerca de 30 milhões de passageiros.
A Azul, fundada em 2008, tem 189 aeronaves. Transportou 29,3 milhões de passageiros em 2023.
Se aprovada, a fusão resultará em uma empresa com mais de 60% de participação no mercado doméstico.