O economista Gabriel Galípolo tomou posse nesta quinta-feira (2) como presidente do Banco Central (BC).
Além dele, outros três nomes,
Galípolo ficará na presidência do Banco Central pelos próximos quatro anos.
Izabela Correa assumiu a vaga de Carolina de Assis Barros e é a nova Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.
Nilton David substituiu Galípolo e é o novo diretor de Política Monetária, enquanto Gilneu Vivan irá comandar a Diretoria de Regulação.
Na segunda-feira (30), o presidente Lula já havia assinado o decreto de nomeação do novo presidente e dos novos diretores do BC.
A nova composição da diretoria da instituição alterou os integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom), que, a partir de agora, terá maioria de indicados pelo governo Lula, com sete dos nove membros.
O COPOM é responsável por definir a Selic, a taxa básica de juros do país, que está fixada em 12,25%.
O governo tem trabalhado para reduzir a taxa de juros, com o intuito de aquecer a economia e atrair investimentos estrangeiros.
Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou que os
A próxima reunião do Copom, que irá definir o patamar da Selic, ocorrerá nos dias 28 e 29 de janeiro.